Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

terça-feira, 13 de julho de 2010

TCE inicia auditorias em obras da Copa 2014

As inspeções especiais nas dez obras públicas previstas para preparar Porto Alegre para receber os jogos da Copa 2014 foram abertas e encontram-se na área técnica para receber informações das respectivas equipes. Após, os processos serão encaminhados para os relatores. A sistemática de fiscalização das obras foi apresentada na tarde desta terça-feira, 13, durante o seminário “O Tribunal de Contas do Estado e a Copa 2014”.
Na abertura do evento, o presidente do TCE, João Osório, destacou o caráter pedagógico que a Corte de Contas exercerá junto aos administradores públicos. “A eficiência de um Tribunal de Contas se mede pela boa aplicação do dinheiro público de seus fiscalizados. Acompanharemos a correta aplicação das verbas públicas desse projeto tão importante para o nosso Estado e para o Brasil”, frisou.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou o projeto da cidade para a Copa 2014, que tem como prioridades a implantação dos Portais da Cidade, a modernização do Aeroporto Salgado Filho e as obras nas principais ruas e avenidas. Ele destacou a importância da preparação da cidade. “Nós estamos vivendo um momento extremamente atípico, que é a organização de uma Copa do Mundo”, afirmou.
O secretário extraordinário da Copa 2014 do Governo do Estado, Eduardo Antonini, ressaltou que divulgar o turismo no Rio Grande do Sul é imprescindível. “Uma informação extra-oficial dá conta de que a organização pode dividir o país em regiões, o que coloca Porto Alegre no mesmo grupo de São Paulo e Curitiba. Com isso, receberíamos pelo menos duas grandes equipes aqui”, disse ele.
O vice-presidente do TCE, Cezar Miola, disse que um dos objetivos do acompanhamento das obras é atuar de forma preventiva. “Na medida que detectarmos possíveis irregularidades, poderemos adotar ações imediatas para sanar os problemas a tempo”, afirmou.
A sistemática de fiscalização e acompanhamento das obras da Copa adotada pelo TCE foi apresentada pelo auditor público externo Milton Wortmann. Acesse aqui a apresentação.
Um painel sobre a visão da imprensa com os jornalistas Cláudio Brito, da Rede RBS, Osíris Marins, do Grupo Band, Juremir Machado, do Grupo Record e Paulo Sérgio Pinto, da Rede Pampa de Comunicações encerrou o Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário