Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TCE conclui primeira etapa do ciclo de capacitação para agentes de controle Interno

A primeira etapa do curso de capacitação de Agentes de Controle Interno, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado e coordenada pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, terminou nesta quinta-feira (15/07) em Santo Ângelo. O evento faz parte de mais um trabalho pedagógico desenvolvido pelo TCE, explica o presidente da Corte, João Osório Martins. O objetivo é oferecer aos servidores os conhecimentos necessários para realizar auditorias internas, qualificando a gestão municipal.
A qualificação em Santo Ângelo aconteceu no Instituto de Ensino Superior – IESA e contou com a presença de cerca de 70 técnicos dos 57 municípios atendidos pelo Serviço Regional de Auditoria de Santo Ângelo. O coordenador do SRSA, Rui Humberto Sanfelice, destacou que, no contexto da fiscalização e também da orientação pedagógica preconizada pelo TCE, o encontro consubstancia a oportunidade de atualização, motivação e aprimoramento das atividades exercidas pelos servidores incumbidos da relevante missão do controle interno municipal.
O Auditor Público Externo Leo Arno Richter, durante a palestra, ressaltou a importância de concentrar o encontro dos agentes de controle interno, pois eles fazem uma atividade fundamental que é a verificação da efetividade das ações nos municípios. “Esta capacitação visa justamente a profissionalização de controle internos das administrações municipais”, concluiu .
Em Frederico Westphalen, o curso aconteceu na terça-feira (13/07) no prédio da Universidade Regional Integrada com a presença de cerca de 70 técnicos, das 53 prefeituras atendidas pelo SRFW. O coordenador da Regional, Cláudio Luiz Rodrigues, disse que pela primeira vez, o TCE está atuando de uma maneira mais efetiva, principalmente no que diz respeito aos cursos para servidores municipais.
Luciane Heldwein Pereira, uma das palestrantes do curso e Auditora Pública Externa do TCE, lembrou que, com estes encontros, o Tribunal está criando um canal de comunicação maior. “A idéia da oficina é trabalhar mais diretamente com as pessoas, para ter uma interação maior”, disse.
Para o melhor aproveitamento, a estrutura do curso de capacitação foi concebida em oficinas com duas turmas que abordam os aspectos teóricos e práticos do Controle Interno. Os próximos encontros ocorrerão no mês de agosto nos municípios de Erechim (03/08) e Passo Fundo (04/08).

Nenhum comentário:

Postar um comentário