Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quinta-feira, 8 de julho de 2010

TCE inicia ciclo sobre controle interno em Santa Maria

Cerca de 65 técnicos municipais participaram do Curso de Capacitação em Auditoria de Controle Interno, na quinta-feira (08/07), na Universidade Luterana do Brasil, em Santa Maria. O coordenador do Serviço Regional de Auditoria do TCE na cidade, Paulo Cesar Grimaldi, abriu o evento, que reuniu representantes de 46 municípios auditados pelo SRSM, destancando que a idéia do encontro é um tribunal cada vez mais próximo dos municípios, capacitando seus servidores. “É importante que ao término de seus mandados os prefeitos saiam tranquilos com a consciência de ter feito um bom trabalho”, disse ele.
O Auditor Público Externo Ivan Carlos de Almeida, conferencista do Curso, expôs que esse treinamento tem como objetivo dar um novo enfoque na atuação das unidades de controle interno, principalmente na contratação por prazo determinado. Destacou que em um levantamento nos últimos três anos o TCE constatou que 67% das contratações na área municipal foram em caráter emergencial.
Para Almeida, as unidades de controle interno devem ter um maior envolvimento e comprometimento com a administração, fazendo mais que uma simples mudança de rotina, mas sim alterando seus procedimentos internos. “Não teria sentido o controle interno se pronunciar sobre a não-conformidade de um ato depois que ele aconteceu”, salientou.
Na próxima terça-feira, dia 13, o curso de capacitação em auditoria de controle interno acontecerá em Frederico Westphalen. Na quinta, dia 15, é a vez de Santo Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário