Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Novo conselheiro toma posse no TCE



O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu posse ao novo conselheiro Iradir Pietroski na tarde desta segunda-feira (10.05). Pietroski assume a vaga deixada pelo conselheiro Porfírio Peixoto, aposentado no mês de abril em razão do prazo-limite para a aposentadoria compulsória do serviço público.
O novo conselheiro destacou que assume a missão disposto a exercer o conhecimento técnico acumulado ao longo de 35 anos de vida pública. “Não estarei satisfeito com a minha própria consciência se não propuser a este Tribunal também a ampliação de sua missão didática, institucional e educativa para que esta preceda a fiscalização, ajudando assim, o agente público a evitar o erro”, disse.
Durante a solenidade, o vice-presidente do TCE, conselheiro Cezar Miola, afirmou que as instituições públicas estão passando por um momento de descrença na sua capacidade de contra-prestar, com agilidade e competência, os desafios que lhes vêm sendo conferidos. “Agentes públicos são postos à prova a todo instante e a administração pública passa por uma importante reestruturação na qual, demandada pela sociedade, deve se modernizar e adquirir agilidade operacional e gerar resultados reais de desempenho”.
O presidente do TCE, conselheiro João Osório, lembrou que uma das prioridades da instituição é reforçar a transparência e convidou o novo conselheiro para priorizar esta bandeira. “Matéria que não é estranha ao amigo, pois quando esteve à frente do Legislativo gaúcho, implantou o portal Transparência, indispensável no controle externo das ações públicas”, enfatizou.
A mesa oficial da solenidade foi composta pelo representante do Governo do Estado, o secretário da Administração, Elói Guimarães, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Giovani Cherini, representando a Câmara de Deputados, deputado Carlos Eduardo Vieira da Cunha, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Léo Lima, a Defensora Pública Geral do Estado, Jussara Acosta, o prefeito em exercício de Porto Alegre, João Batista Linck Figueira, o presidente da Câmara de Vereadores, Nelcir Tessaro e o presidente da ordem dos Advogados do Brasil, secção Rio Grande do Sul, Cláudio Lamachia e pelos conselheiros do TCE, Algir Lorenzon, Hélio Mileski, Victor Faccioni e Marco Peixoto e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Costa Da Camino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário