Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mais de 400 pessoas participam do XIII Sinaop e da I Oficina Internacional

O Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop) promove até o dia 19 de novembro o XIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop). O evento discute o atual cenário da intensificação de investimentos em infraestrutura relacionados ao PAC, à Copa 2014 e Olimpíadas de 2016. O Simpósio conta também com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RS) da Assembléia Legislativa do RS. As palestras podem ser acompanhadas ao vivo no link: http://www.ibraop.org.br/.
São 25 Tribunais de Contas do Brasil, inclusive o Tribunal de Contas da União (TCU), ao todo estão inscritas 456 pessoas. Técnicos de todo o país discutem o planejamento necessário para a realização de auditorias nos milhares de obras públicas executadas no país, com destaque para as da Copa 2014. O evento oferece ainda, de forma inédita, uma Oficina Internacional, com as experiências de China e Argentina, no tocante à fiscalização e controle externo. Para o presidente do Ibraop, Engenheiro Cezar Motta, os 10 anos de trabalho da entidade resultou na visibilidade desfrutada hoje pelo Instituto, “que inclusive passou a ser reconhecido como um referencial para as diversas áreas que envolvem controle, fiscalização e gestão de obras públicas. Motta destaca a capilarização do Ibraop, para além dos TCEs, Confea-Creas, Órgãos Governamentais, Legislativo, em vários locais e instâncias”.
O Grupo de Trabalho para o Aperfeiçoamento e Gestão de Obras Públicas, coordenado tecnicamente pelo Ibraop, centralizado no gabinete do senador Jefferson Praia (PDT-AM), foi um dos destaques do dirigente. O grupo, segundo Motta, tem o apoio direto da Consultoria de Orçamento do Senado Federal do TCU, da Atricon e dos TCEs do RS, Paraná e Santa Catarina, além do Confea e do Crea PR. Sensibilização Social, Planejamento a Longo Prazo e Aperfeiçoamento Legislativo são os principais eixos de atuação deste trabalho. Finalizando, Motta destacou a criação inédita no Brasil, da Rede de Controle e Fiscalização, liderada pelo TCU, com a participação do Ibraop em audiências Públicas, ambas coordenadas pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, tanto sobre Atuação do Controle Externo em Obras Públicas e Formação de Preços nas Obras Públicas Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário