Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seminário em Santana do Livramento conta com a presença de 100% dos municípios da região

Mesmo com uma manhã chuvosa, o auditório da Universidade Federal do Pampa, em Santana do Livramento, esteve lotado nesta terça-feira (09/11) durante o Seminário Regional de Gestão Pública promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em parceria com a Famurs e a Uvergs. O evento, que é o 6º de uma série de encontros que as entidades estão realizando em todas as regiões do Estado para orientar os gestores públicos com foco na prevenção de falhas administrativas, contou com a presença de 100% das Prefeituras e Câmaras dos 20 municípios que compõem o Serviço Regional de Auditoria de Santana do Livramento. Participaram do evento, que é coordenado pela Escola de Gestão e Controle do TCE, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores e diretores de autarquias e fundações.
Na abertura do Seminário, o presidente do TCE destacou que a maioria das falhas praticadas pelos gestores públicos ocorrem por desinformação ou falta de esclarecimento técnico. “Notamos que muitos erros são formais, por isso unimos esforços com a Famurs e a Uvergs numa cruzada pedagógica junto aos gestores municipais, com o objetivo de orientar e prevenir contra possíveis irregularidades”, destacou João Osório Ferreira Martins, que salientou que a Corte de Contas vem investindo na área de capacitação aos seus jurisdicionados, “pois queremos eficiência daqueles que têm a responsabilidade de zelar pela boa aplicação do dinheiro público”.
O presidente da Uvergs, Antônio Baccarin, ressaltou a importância da realização dos encontros que buscam qualificar os vereadores. “Nenhuma escola forma cidadãos para o cargo de vereador. Então, é nesses momentos que devemos nos informar e nos preparar para bem atender àqueles que estão lá na ponta, pois é pelas nossas mãos que passa toda a vida da nossa sociedade”, disse.
Segundo o presidente da Famurs, Vilmar Zanchim, o momento é propício para debater, discutir, sanar dúvidas, expor preocupações, angústias e anseios dos administradores, “para juntos com o Tribunal de Contas tentarmos buscar a melhor solução para resolver os nossos problemas, pois nossa intenção é não errar”.Fazendo um apanhado geral do funcionamento das Cortes de Contas, o auditor substituto de conselheiro, Cesar Santolim, falou sobre “A Posição Institucional dos Tribunais de Contas no Brasil”. Posteriormente, os temas foram Licitações Públicas, Diárias e Controle Interno, explanados pelo diretor de Controle e Fiscalização, Victor Luiz Hoffmeister, pelo diretor Administrativo, Eduviges Rogério de Souza, pelo supervisor de Auditoria Municipal, Léo Arno Richter, e pelos auditores públicos externos de Santana do Livramento, Jorge Eduardo Mesquita de Freitas e Sérgio Moacir de Freitas Maia. Ao final, os gestores públicos tiveram a oportunidade de questionar os auditores sobre temas de seus interesses. A mesa-redonda foi coordenada pelo diretor da Escola de Gestão Pública da Famurs, Fernando Scortegna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário