Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Múltiplos Olhares recebe Claúdia Laitano e Jorge Furtado


A segunda edição do Múltiplos Olhares recebeu, na sexta-feira (10.12), a jornalista Claúdia Laitano e o cineasta Jorge Furtado para debater novas formas de pensar a administração pública. O programa é promovido pela Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena do Tribunal de Contas do Estado.
A superação do pensamento linear, a transparência e a interação foram as temáticas abordadas pelo vice-presidente do TCE, conselheiro Cezar Miola, na abertura do debate. “O que nós queremos é dialogar com interlocutores que normalmente não fazem parte da nossa relação dialógica para estabelecer uma forma qualificada de interação e conformação com a sociedade”, disse.
Para o cineasta Jorge Furtado é preciso investimento em educação e cultura para a transformação de conceitos. “A formação de um público mais exigente é indispensável para a construção de uma nova realidade, mas isso depende de políticas públicas eficientes”.
A jornalista Cláudia Laitano criticou a falta de investimentos em cultura no país e a ausência de profissionais aptos para geri-la. “Há um desamparo administrativo público porque, na maioria dos casos, as pessoas que administram a área de cultura não possuem nenhum preparo na área de gestão”, afirmou. Laitano lembrou também que a descontinuidade administrativa impede o desenvolvimento da área. “Para se construir ou mudar uma cultura de eficiência é preciso tempo e investimento contínuo”, concluiu.
A primeira edição do programa reuniu, no dia 8 de outubro, o jornalista Ruy Carlos Ostermann e o advogado Jarbas de Melo Lima para debater as “Perspectivas para a Construção do Controle Externo do Século XXI”. O próximo encontro está previsto para março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário