Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vereadores Mirins de Não-Me-Toque visitam o TCE


“O que vocês conhecem do Tribunal de Contas do Estado?”. Foi com essa pergunta que o Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, Sandro Trescastro Bergue, instigou os Vereadores Mirins de Não-Me-Toque a interagirem durante a visita que fizeram nesta quinta-feira, 16/12, ao Pleno do TCE.

Tímidos, se limitaram a poucas palavras que, ao final, foram bem justificadas por um dos jovens vereadores. Igor Alessandro Heller, 11 anos, disse que a maioria não conhecia o Tribunal, “mas agora aprendemos o que é feito aqui. Eu só conhecia de ouvir falar”.

Sandro iniciou a visita explicando, etapa por etapa, o que é feito no TCE, entre elas, a relação entre vereadores, prefeitos e TCE, até o julgamento dos processos e as atribuições de cada integrante da corte, ressaltando a importância dos vereadores. O público foi composto por alunos de ensino fundamental, representantes de nove escolas do município, além de pais e vereadores que também puderam fazer perguntas.

Conforme o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque, Valdir Alberi Kirst, o projeto Vereadores Mirins está em sua 29ª Edição e tem como objetivo “transformar os jovens em cidadãos responsáveis que saibam que, além de direitos, também têm deveres, e que compreendam que em seu futuro profissional terão seus atos julgados aqui”. Cada vereador é eleito em um processo democrático em sua escola e tem mandato de um ano.

Ao fim do evento, Kirst agradeceu ao TCE por ter aberto seu espaço e parabenizou-o pela administração diferente: “O TCE está mudando o conceito da administração pública, indo ao encontro da comunidade”.

O vereador Mirim, Igor Alessandro, saiu da visita satisfeito: “Agora conheço bem o Tribunal e vi que o que ele faz é muito importante... e ainda é aberto ao público”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário