Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vigilância sobre gastos públicos deve ser rotina


O coordenador do Serviço de Auditoria Municipal (SAM) do Tribunal de Contas do Estado, Leo Arno Richter, proferiu palestra com o tema “Radiografia Controle Interno Municipal” no Seminário Regional de Gestão Pública, no final da manhã desta quinta-feira (09/12), em Porto Alegre. Richter disse que o controle sobre os gastos públicos deve ser feito todos os dias e, portanto, a necessidade da existência de uma Unidade Central de Controle Interno (CI) nas administrações é evidente. “Todos nós erramos, então a presença do CI se justifica. Além disso, não podemos menosprezar as fraudes, elas acontecem”, comentou.
O coordenador explicou que o Controle Interno deve ser instituído por lei municipal e seu quadro formado por servidores concursados e com a qualificação necessária à atividade. “É um trabalho para ser realizado sempre, então precisa ser desempenhado por pessoas que possam dar continuidade às ações e que tenham conhecimento da administração pública, é necessário preparo profissional”. Ele salientou, também, que o custo da Unidade não pode ser maior que seu benefício, “precisa ser adequada à realidade do órgão”.
Richter expressou, ainda, seu desejo de que os presentes ao Seminário sejam multiplicadores das informações e comentou que espera que cada vez mais gestores tenham interesse em participar de eventos como este a fim de diminuir os erros na administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário