Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TCE encerra série de seminários de qualificação de gestores públicos


“Não se fiscaliza aquilo que não se conhece”. A afirmação foi do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola, na abertura do Seminário de Gestão Pública na manhã de quinta-feira (09.12), em Porto Alegre. O conselheiro enfatizou a importância do controle interno nas administrações como forma de prevenir possíveis irregularidades. “O controle interno tem condições de antecipar irregularidades para que as mesmas sejam sanadas e corrigidas a tempo de não resultarem em danos ao erário público”, destacou.
O Seminário encerrou a série de treinamentos em parceria com a Famurs e Uvergs, iniciada em setembro, no Serviço Regional de Santa Cruz do Sul, passando por Pelotas, Passo Fundo, Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, Caxias do Sul, Santana do Livramento e Santa Maria, totalizando um público de 3,4 mil participantes.
Durante 2010, o TCE qualificou 6,4 mil servidores, administradores e gestores públicos através de ações de caráter pedagógico visando à prevenção de distorções administrativas, como afirma o presidente do TCE, João Osório Martins. “O TCE tem uma cultura voltada para a prevenção de erros formais que resultam em apontes provocados, na maioria das vezes, por desinformação”, concluiu.
Para o presidente da Famurs, Vilmar Zanchin, os cursos possibilitam uma aproximação entre o TCE e os municípios. “Essa aproximação garante um melhor diálogo e interação que mais tarde resultará em qualidade para a administração pública”, destacou.
O excesso de viagens e utilização de diárias foi criticado pelo presidente da Uvergs, Antônio Baccarin, na abertura do Seminário. “Se os vereadores querem viajar para fora do Estado à procura de qualificação, que o façam, mas não com dinheiro público, pois o aperfeiçoamento pode ser buscado aqui, em cursos como esse, promovidos pelo TCE em parceria com a Uvergs e Famurs”, enfatizou.A série de treinamentos teve foco no aperfeiçoamento dos controles internos, utilização de diárias, Lei de Responsabilidade Fiscal com ênfase nos seus instrumentos de planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário