Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Gestão Verde Pública: Necessidade ou Conveniência

Foi-se o tempo em que a gestão pública se limitava apenas ao cumprimento de sua missão institucional. A necessidade de atender à evolução dos novos tempos exige uma readequação administrativa focada no desenvolvimento das pessoas.
Com o passar do tempo, a experiência demonstra o fracasso de modelos de gestão baseados em metas e cumprimento de conceitos burocráticos sem o necessário comprometimento e envolvimento dos servidores no meio em que atua. A razão maior de uma instituição deve partir da promoção da qualidade do ambiente interno de trabalho de seus servidores. A eficácia da gestão pública prescinde de um planejamento estratégico eficiente, com investimento na capacitação profissional e em mecanismos de ação voltados à garantia de um meio ambiente inteiro. Dessa forma, não se pode deixar de considerar a importância de agregar ao planejamento das instituições públicas a sustentabilidde, premissa fundamental para garantir um futuro naturalmente saudável.
Assim, a gestão pública pode e deve avançar de forma coordenada e coerente na implantação de ações sociais “verdes”. Esse modelo, chamado, aqui, de “gestão verde”, reúne ações contínuas baseadas nos preceitos maiores da legislação e dos conceitos mundialmente adotados. A prática da racionalidade administrativa pela redução, reutilização e reciclagem dos recursos naturais e dos bens públicos gera efeitos positivos na economia interna, como também a minimização dos impactos negativos à natureza. Além desses aspectos racionais, a gestão verde prioriza ações de melhorias no local de trabalho garantindo a conjunção do uso eficiente de recursos com o bem-estar de todos. O sucesso do programa depende do grau de comprometimento dos servidores com a causa verde, que, por sua vez, deve ser construído a partir de ações que sensibilizem e conscientizem os envolvidos.
O Ministério do Meio Ambiente disponibiliza, desde 1999, a Agenda Ambiental na Administração Pública A3P - que tem por objetivo estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos. Diversas instituições têm utilizado a A3P adaptando-se à respectiva realidade.
A incorporação da gestão verde nas administrações públicas representa a assimilação da necessária contribuição do ente público para um mundo melhor.

Auditora Pública Externa Denise Weinreb

Um comentário:

  1. Muito bom Denise, valeu. Suas formulações propõem uma armação de organismo vivo para o nosso TCE/RS. Isso é mais do que necessário. A nossa comunidade deve ampliar o diálogo interno e externo. Compartilho contigo a orientação que devemos viver a racionalidade no uso de recursos, e sermos paradigmas de preservação ambiental e reutilização de materiais no exercício de nossas atividades diárias. Parabéns pelo texto. Obrigado, Mark.

    ResponderExcluir