Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TCE realiza, em Frederico Westphalen, o maior encontro regional de sua história


O maior encontro regional da história do Tribunal de Contas ocorreu na última sexta-feira, 15, em Frederico Westphalen, onde mais de 700 participantes, entre eles, prefeitos, vereadores, assessores municipais e presidentes de autarquias e fundações dos 53 municípios que integram o Serviço Regional de Auditoria participaram do Seminário Regional de Gestão Pública realizado pelo Tribunal de Contas do Estado em parceria com a Famurs e Uvergs.
O evento integra uma série de seminários que as mencionadas entidades estão realizando em todas as regiões do estado para a orientação dos gestores públicos municipais com foco na prevenção de falhas administrativas e na qualificação do serviço público. “Isso representa um grande avanço no compromisso histórico do Tribunal de Contas que sempre se preocupou em prevenir as possíveis irregularidades praticadas pelos gestores públicos que, normalmente, são motivadas pela desinformação ou pela falta de conhecimento técnico”, disse o presidente da Corte de Contas do Estado, conselheiro João Osório Ferreira Martins, durante a abertura do evento.
Elogiando a atuação do Tribunal de Contas por tomar a iniciativa de realizar os Seminários como forma de cooperar com os municípios, o presidente da Famurs, Vilmar Zanchim, afirmou que “o TCE do Rio Grande do Sul é o melhor do país, pois orienta antes de punir, bem como os nossos prefeitos são os melhores do Brasil, e isso se confirma aqui, onde lotaram este auditório em busca de orientação, pois não querem cometer erros”.
O vice-presidente da Uvergs, vereador Belonir Vendrusculo, disse que os vereadores estão satisfeitos com a parceria, “pois queremos estar ao lado do TCE, buscando dispositivos legais que impeçam desvios de conduta ética, mesmo que sejam cometidos por uma minoria, pois os vereadores são os pulmões da política e da democracia”.
Primeiro painel técnico
Controle Social e Lei Complementar foram os assuntos explanados pelo vice-presidente do TCE, Cezar Miola, que salientou que é preciso colocar a administração pública em público, onde a regra é a publicidade. “A transparência dos atos administrativos é necessária, pois estimula o controle social, onde a população pode acompanhar, por exemplo, a gestão fiscal do município”.
Mesa redonda
Após uma breve introdução sobre os temas: “Controle Interno, Licitações e Diárias” abordados pelo diretor da DCF do TCE, Victor Hoffmeister, pelo supervisor de Auditoria Municipal, Léo Richter, pelo coordenador do Serviço Regional de Auditoria do município, Cláudio Luiz Engrasia Rodrigues, e pelo auditor público externo Gerson Luis Batistela, os gestores públicos, através de questionamentos, levantaram e expuseram suas ansiedades e necessidades locais.
Homenagem
O prefeito municipal, José Alberto Panosso, ao fazer uso da palavra, prestou uma homenagem ao presidente do TCE, João Osório, manifestando os agradecimentos pelo que sempre representou no seio da comunidade local. “Registramos o nosso reconhecimento e gratidão pelo que representa para Frederico Westphalen e a região do médio Alto Uruguai, que lhe respeita e lhe admira pelo muito que fez em prol do desenvolvimento dessas comunidades”, afirmou.

Foram anfitriões do evento, além do prefeito municipal, o vice-prefeito de Frederico Westphalen, Luis Carlos de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, Euzébio Cansian e o diretor-geral da URI, César Luis Pinheiro. Entre as autoridades que prestigiaram o seminário, destaque para a presença do Procurador do Estado, Paulo Quaglia Filho; do Deputado Estadual Dionísio Marcon e do Deputado Estadual eleito, Edgar Preto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário