Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ver para aprender


Crianças do Projeto Prefeitura Mirim de Taquara visitam TCE


As crianças do Projeto Prefeitura Mirim de Taquara visitaram o Tribunal de Contas do Estado na tarde desta quinta-feira (18). Vereadores, secretários municipais, prefeito e vice, todos eleitos pelas outras crianças da cidade para participar da vida política de Taquara dando sugestões e opiniões aos administradores. O projeto existe há 23 anos e é assegurado pela Lei Municipal 1090/86, conforme explica uma das coordenadoras, Helena Breyer. “São crianças de 7 a 14 anos que fazem uma coligação entre as escolas municipais, estaduais, particulares e rurais de Taquara, se candidatam, fazem campanha, são votados e eleitos para uma gestão de dois anos. Outros assumem cargos à convite do prefeito mirim. Todo o sistema é igual ao dos adultos.”
A comitiva acompanhou a sessão da Segunda Câmara e foi recebida pelo presidente, conselheiro João Osório Martins, em seu gabinete. João Osório elogiou a atividade dos pequenos e ressaltou a importância da educação para formação dos cidadãos. “E quem lhes diz isso é alguém que foi alfabetizado aos 18 anos, quando entrou no quartel. Consegui formar-me em Direito, já com idade avançada, ascender e vencer graças ao meu trabalho e estudo”.
A secretária de educação mirim, Natália Kleinkuf, 12 anos, disse que todos gostaram muito de conhecer o TCE e agradeceu as explicações que lhes foram dadas. “No começo a gente não entendeu muito, mas é importante porque todo mundo tem que conhecer um pouco as coisas”.
A professora Helena ressalta que “não é apenas uma visita, eles vieram conhecer a estrutura do Tribunal para aprender. É uma capacitação que eles recebem para que saibam mais sobre o sistema de fiscalização que é tão importante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário