Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Candidato Pedro Ruas apresenta propostas no TCE

A preocupação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto ao seu orçamento foi a pauta do encontro entre o presidente em exercício da Corte, Cezar Miola, e o candidato ao governo do Estado Pedro Ruas, no gabinete da Presidência, na manhã desta quarta-feira (11/08). Ruas foi o segundo candidato a apresentar suas propostas aos servidores da Casa, em encontro promovido pela Associação dos Servidores (ASTC) e pelo Centro de Auditores Públicos Externos do TCE (CEAPE).
Miola ponderou ao candidato que o orçamento da instituição vem caindo ano a ano e que é preciso encontrar uma solução que o ajuste às demandas crescentes que o TCE vem recebendo da sociedade. “Se comparado aos outros Tribunais de Contas, somos o que temos menor número de pessoal e maior número de julgamento de processos”, disse.
O orçamento foi também uma das três perguntas feitas pelas entidades de classe da Corte ao candidato. Ruas respondeu que não há como fazer combate à corrupção sem um trabalho eficaz do Tribunal de Contas. “Não pode o TCE crescer apenas 04 vagas em 10 anos em uma sociedade que mudou, onde foi criada, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós temos de inverter isso, é preciso trabalhar com um orçamento digno e correto para o Tribunal de Contas para garantir aquilo que é a sua atribuição constitucional, aquilo que, do ponto de vista institucional, o justifica e que é motivo de orgulho, com condições efetivas”, acentuou.
Quando perguntado sobre o investimento em educação infantil, Pedro Ruas defendeu a criação de escolas de turno integral. “Adotamos este conceito em nosso programa de governo e propomos, no mesmo modelo, as creches. Isso se confunde um pouco com a questão do atendimento à mulher porque ele inclui o período da gestação e o cuidado com a criança até o primeiro ano para depois passar para a creche e para a pré-escola, sempre em turno integral”, explicou.
Sobre a próxima indicação ao cargo de Conselheiro da Corte, que deve acontecer em julho de 2011 e deve ser feita pelo próximo chefe do executivo Estadual, o candidato disse não admitir outra indicação que não a de um técnico para a vaga. “Temos também de lutar pela mudança desta legislação porque não podemos depender da boa vontade do governante e isso não se limita à possibilidade de vencermos a eleição”, declarou.
Pedro Ruas esteve na Corte de Contas acompanhado da Deputada Federal Luciana Genro e de Roberto Robaína. Os questionamentos das entidades foram baseados nos Pareceres Prévios das Contas do governo que o TCE faz todos os anos. O próximo candidato a falar para os servidores será José Fogaça no dia 23 de agosto, às 10h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário