Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Capacitação de agentes de controle interno em Erechim e Passo Fundo

Retomando o ciclo de capacitação de agentes de controle interno no interior, o Tribunal de Contas do Estado realizou seu curso nos dias 03 e 04 de agosto, em Erechim e Passo Fundo. O evento, coordenado pela Escola Superior de Gestão Francisco Juruena do TCE, tem como objetivo oferecer aos servidores os conhecimentos necessários para realizar auditorias internas, qualificando a gestão municipal.
O número de participantes no ciclo, com 72 em Erechim e 86 em Passo Fundo, demonstra que o TCE começa a atingir os seus objetivos pedagógicos. O presidente do Tribunal, João Osório Martins, lembra que a maioria dos erros cometidos pelos executivos e legislativos municipais se deve ao desconhecimento técnico.
O coordenador do Serviço Regional de Auditoria do TCE em Erechim, Paulo Marques Borba, destacou que com o ciclo de capacitação ministrado pelo Tribunal vai se conseguir aprimorar o trabalho desenvolvido pelo controle interno. “Dessa forma, vamos conseguir fazer com que o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas seja ainda mais eficaz, trazendo para dentro do controle externo situações que apenas aqueles servidores que estão dia a dia nos municípios podem visualizar com mais exatidão”, disse ele. Já para a palestrante do evento, Ione Carvalho, a unidade de controle interno deve ser integrada por servidores concursados, atuantes e com conhecimentos de finanças públicas. “É essencial a ‘segregação de funções’ para evitar a fraude. Por exemplo, o tesoureiro ou o contador não podem se autofiscalizar, portanto, não poderão integrar a Controladoria do Município”, concluiu.
De acordo com o coordenador do Serviço Regional de Auditoria do TCE em Passo Fundo, o encontro é uma grande oportunidade de capacitar o jurisdicionado do Tribunal de Contas, especificamente o pessoal de controle interno. “Isto é importante, pois se nota que muitos equívocos cometidos pelos administradores decorrem das deficiências sobre essa matéria”, afirmou Flávio Scalco Fauth. Durante o encontro, o palestrante do Tribunal de Contas, Elton Fernandes da Silva, alertou também da grande importância da Corte de Contas receber as informações do jurisdicionado, principalmente na área da Lei de Responsabilidade Fiscal. Explicou que a análise do setor em que trabalha no TCE, o Serviço de Acompanhamento de Gestão, se dá a partir da manifestação conclusiva do Controle Interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário