Contatos: imprensa@tce.rs.gov.br Fone: (51) 3214-9870

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tribunal de Contas encerra ciclo de capacitação para agentes de controle interno em Livramento e Pelotas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está encerrou o ciclo de capacitação de agentes de controle interno no interior. Na última semana, o TCE realizou o seu curso, nos dias 24 e 26 de agosto, em Santana do Livramento e Pelotas. O projeto, coordenado pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, tem como objetivo oferecer aos servidores os conhecimentos necessários para realizar auditorias internas, qualificando a gestão municipal.
O número de participantes no ciclo, com 51 em Santana do Livramento e 61 em Pelotas, demonstra que o TCE vem alcançando os seus objetivos pedagógicos. O presidente do Tribunal, João Osório Martins, lembra que a maioria dos erros cometidos pelos executivos e legislativos municipais se deve ao desconhecimento técnico.
O coordenador do Serviço Regional de Auditoria da Corte em Santana do Livramento, Jorge Mesquita Freitas, destacou que o evento traz como novidade um debate sobre a resolução 887 do Tribunal que trata de contratos por prazo determinado. Para ele, “é importante qualificar os controles internos e, além disso, cobrar a criação dele a partir de cargos específicos, para que possam desempenhar bem as suas atribuições”.
De acordo com o coordenador do Serviço Regional de Auditoria do TCE em Pelotas, o encontro serve para distribuir a informação. “Este conhecimento não pode ficar mofando nas gavetas”, disse. Romoaldo Lindemann Ribeiro, alertou também para que as autoridades levem a sério o controle interno “preenchendo os cargos pela via de concurso público e dando condições de trabalho para que os servidores possam desenvolver as suas funções”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário